1000 ANOS DE HISTORIA (PATRIMÓNIO EM MONTPELLIER)
MONTPELLIER, UMA VIAGEM ARQUITETÓNICA
Passear na Place de la Comédie
Centro da vida de Montpellier, a Place de la Comédie é o lugar incontornável de Montpellier. Outrora chamada place de l’œuf (praça do ovo) devido à sua forma oval, ela é um dos mais vastos espaços para peões de toda a Europa, dominada pela opéra Comédie. No centro, exibe-se com orgulho a estátua fonte “Les 3 Grâces”, criada em 1773. O lugar ideal para observar a vida e a animação da cidade.
Visitar o museu Fabre de Montpellier Méditerrannée Métropole
Considerado um dos mais belos museus de Belas-Artes na Europa, om museu Fabre de Montpellier Méditerranée Métropole é um monumento excecional que associa arquitetura antiga e moderna. O museu alberga obras europeias do Renascimento aos nossos dias, e dispõe de um corredor totalmente dedicado ao artista contemporâneo Pierre Soulages. O museu imperdível da cidade.
Perder-se nas ruelas medievais
São inúmeras as ruas medievais de Montpellier, símbolos do seu passado orgulhoso. As seguintes ruas: Rue de la Valfère, rue du bras de fer, rue de la l’argenterie transportam os visitantes a uma época antiga para uma sensação garantida…. Esqueça o que planejou e vagueie por estas ruas estreitas. Na agenda, começaremos por uma descoberta de várias obras de street art, continuaremos com compras nas lojas que o encantarão pelos seus tetos abobados, onde encontrará criadores, antiquários e salões de chá, e por fim uma visita cultural na galerie Saint Ravy etc.…uma viagem no tempo!
Entrar pelas pátios das mansões particulares
Para descobrir os seus portões imensos, os pátios espaçosos e iluminados, as escadas de balaustradas em ferro forjado, Montpellier dispõe no seu território cerca de 80 mansões particulares construídas na época clássica. Um verdadeiro tesouro escondido, estas mansões particulares só podem ser visitadas atualmente através do Office de Tourisme, em visitas sazonais guiadas … Mas fique bem atento! Por vezes, ao virar uma esquina, pode encontrar algumas dessas portas abertas durante uns raros instantes. Percorrer a cidade torna-se mais inesperado…
Passeio urbano pelos bairros
Em Montpellier, cada bairro é único, como se fosse uma ilustração dos 1000 anos da cidade.
Uma sábia mistura de arquitetura antiga e contemporânea que nos faz passar das ruas medievais às proezas arquitetónicas assinadas por grandes nomes internacionais, como Jean Nouvel, Zaha Hadid… tudo isso numa das 4 linhas de tramway de alta qualidade.
A Street art na cidade: um passeio só a olhar para cima!
No centro histórico, já nem sabemos para onde olhar de tantas obras artísticas que podemos descobrir, entre as os pilares pintados na place Saint Roch, as pinturas “trompe-l’œil” (pinturas de ilusão óptica- engana o olho), as colagens, as bicicletas pintadas nas paredes…Uma lua sorridente pintada num contentor de lixo aqui, um space invader em mosaico ali, estampas de corações etc…
E não podemos esquecer de dar uma pequena volta nos quais du Verdanson, uma incontestável galeria de arte urbana!
O QUE VISITAR EM MONTPELLIER?
NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DE MONTPELLIER!
IDEIAS!
Com a City Card, beneficie de visitas guiadas gratuitas, da entrada gratuita ao Museu Fabre e ao Hotel Sabatier d’Espeyran. Beneficie também de uma entrada gratuita ao MO.CO. ao Museu de arte bruta e de inúmeras reduções nos nossos parceiros para desfrutar de uma experiência cultural completa!