Eu reservo
Quer desfrutar de um passeio inesquecível ao sul de França, a poucos quilómetros do mar?
Vá passear em Montpellier Méditerranée!
Criativa, vibrante, cativante, descontraída: a cidade de Montpellier é um concentrado de cultura, de ruas medievais, de esplanadas, de vinhedos, de praias e de música que sempre fará com que se sinta bem.
O que fazer em Montpellier, na França? Roteiro de 2 dias by Viajar é Demais - Chai e Guto (Instagram)
TOP 10 DE UMA ESTADIA PERFEITA
Coração agitado de Montpellier, a Place de la Comédie é O local incontornável de Montpellier. Outrora chamada Praça do Ovo devido à sua forma oval, ela constitui um dos mais vastos espaço pedonais da Europa, que recebeu o seu nome pela opera Comédie. No centro, exibe-se com orgulho a "Les 3 Grâces", fonte criada em 1773. A praça incontornavel para tomar o pulso à cidade.
Destino pedonal, Montpellier descobre-se a pé, de bicicleta, de elétrico.
Não ao stress, ao ruído. Aqui, não há automóveis no centro da cidade. A partir do momento da chegada à estação St. Roch, mergulha-se num vasto espaço pedonal. A descoberta é ainda mais intensa entre artistas de rua e outras esplanadas de cafés, das quais podemos ver o carrossel colorido das 4 linhas de elétricos que servem a cidade.
O seu coração balança entre as belas-artes e a arte contemporânea? Impõem-se dois incontornáveis: O museu Fabre, considerado um dos mais belos museus de Belas-Artes na Europa, que alberga obras europeias do Renascimento aos nossos dias, e dispões de um corredor totalmente consagrado ao artista contemporâneo Pierre Soulages. E também o MOCO, novo centro de arte contemporânea que abriu as suas portas em junho de 2019 e propõe exposições temporárias de colecionadores de todo o mundo. Amantes da cultura urbana, não percam o Halle Tropisme, recentemente instalado no coração da cidade criativa e que se alojou em antigos armazéns do exército.
Montpellier dispõe, no seu centro, de inúmeras ruelas medievais, símbolo do seu orgulhoso passado. Rue de la Valfère, Rue du Bras de Fer, Rue de la l’Argenterie transportamnos para uma época antiga, para uma sensação garantida...
O nosso conselho para as descobrir? Esquecer o seu plano e perder-se nestas ruas estreitas. Incluir no programa, fazer compras nas lojas de tetos abobadados, onde podemos encontrar criadores, antiquários e salões de chá, e outras galerias para prazer dos olhos... uma viagem no tempo!
Montpellier Mediterrâneo é um misto de cores e ambientes.
Tudo em torno de Montpellier, da sua cidade central, é uma verdadeira ode à natureza que se exprime: Vinhedos, percursos pedestres, a beira-mar, o Pic Saint Loup a menos de uma hora, as aldeias do Languedoc... A melhor perspetiva para descobrir esta variedade de paisagens? No cimo do Arc de Triomphe ou do Castelo da Água
O que sobressai imediatamente em Montpellier é a diversidade de locais. Aqui, todos os bairros são diferentes uns dos outros, como se fosse uma ilustração dos 1000 anos da cidade. Uma sábia mistura de arquitetura antiga e contemporânea, que nos faz passar das ruas medievais às proezas arquitetónicas assinadas pelos maiores arquitetos internacionais, como Jean Nouvel, Zaha Hadid, Massimiliano Fuksas e muitos outros!
A não perder as últimas obras de Starck: O Le Nuage, L'Arbre Blanc de Sou Foukimoto ou ainda a Folie Divine do arquiteto londrino Farshid Moussavi.
Andar de elétrico, linha 4 e dar a volta ao centro da cidade para aí descobrir as mais belas jóias do património de Montpellier: Place Royale du Peyrou, faculdade de medicina, torre des Pins e de la Babote... A nossa paixão? Andar pela cidade ao entardecer e descobrir estas jóias iluminadas!
A descoberta de Montpellier Mediterrâneo não fica completa sem uma paragem gastronómica! O must?
Combinar degustação e encontro com os apaixonados: Vinhos locais diretamente nas vinhas circundantes, produtos à base de ostras na bacia de Thau a 20 minutos de Montpellier, oliveiras e azeitonas nos produtores... Mas também, diretamente nos comerciantes nos mercados de sabores de Laissac, Castellane, no coração da cidade, Jacques Coeur e mercado do Lez na periferia... sem esquecer, todos os verões, os Estivales que decorrem em vários pontos da metrópole para proporcionar noites festivas e deliciosas
Festival International Montpellier Danse (julho) festival de Radio France Montpellier Occitanie (julho), Festival International des Sports Extrêmes (maio): competições desportivas com a elite francesa e mundial.
Com o Mediterrâneo a 11 km, a beira-mar é parte integrante da região de Montpellier. Para carregar baterias, impõe-se uma escapadinha a Villeneuve les Maguelone.
Aqui, descobrimos, num cenário encantador, a catedral de Maguelone, jóia romana aninhada entre a vinha e o mar.
Entre abril e setembro, as praias privadas abrem as portas; Restaurantes e locais noturnos/de concertos efémeros muito apreciados pelos habitantes de Montpellier e pelos turistas. A boa dica ? Ir até à prais de bicicleta, oa longo do bairro de Port Marianne e depois retomar o percuso do Mediterrâneo de bicicleta, perfeitamente seguro...sentimento de liberdade garantido !
O MEDITERRÂNEO DE BICICLETA
O itinerário de bicicleta pode iniciar-se a partir do centro de Montpellier em direção ao bairro neoclássico de Antigone, depois Port Marianna, onde poderá descobrir as proezas arquitetónicas dos maiores arquitetos do momento.
Ao chegar à câmara municipal, assinada por Jean Nouvel, percorre a ciclovia ao longo do Lez, entre vinhas e lagos. À saída desta ciclovia com uma dezena de quilómetros, chegará ao troço do Méditerranée à Vélo, completamente seguro e sem desnível, o que o torna perfeito para as escapadas familiares.
Util saber: O Posto de Turismo, na Place de la Comédie, esta assinalado como Accueil Vélo
Mais informações